Pneumotórax

Pneumotórax é definido como a presença ou acúmulo de ar ou gás na cavidade pleural, isto é, o espaço entre a pleura visceral e parietal do pulmão, finas membranas que recobrem este órgão e a parede torácica por dentro do tórax. Quando um pneumotórax acontece, a oxigenação e a respiração da pessoa ficam comprometidas. Dependendo do grau de colapso do pulmão no lado afetado, pode haver risco de vida.

CLASSIFICAÇÃO

Pneumotórax pode ser classificado em espontâneo, quando não decorre de uma ação traumática sobre o tórax e traumático, quando surge em função da presença de traumatismo torácico.

Causas de pneumotórax

• Trauma no tórax: qualquer lesão contusa ou penetrante em seu tórax pode causar colapso pulmonar. Algumas lesões podem ocorrer durante agressões físicas ou acidentes de carro, enquanto outras podem ocorrer inadvertidamente durante procedimentos médicos;
  • Doença pulmonar: O tecido pulmonar doente tem maior probabilidade de apresentar pneumotórax. Danos pulmonares podem ser causados ​​por vários tipos de doenças, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, pneumonia ou outras infecções pulmonares;
  • Ruptura de bolhas de ar: pequenas bolhas de ar podem se desenvolver nos pulmões. Essas bolhas às vezes estouram, permitindo que o ar vaze para o espaço que circunda os pulmões (espaço pleural);
  • Ventilação mecânica: um tipo grave de pneumotórax pode ocorrer em pessoas que precisam de assistência mecânica para respirar. O pulmão pode entrar em colapso completamente. Ocorreu bastante em paciente intubados portadores de COVID 19.

O pneumotórax pode ser espontâneo, quando é causado pela ruptura de um cisto ou de um pequeno saco (bolha) na superfície do pulmão, também pode ocorrer após uma lesão na parede torácica, como uma costela fraturada ou uma lesão penetrante no tórax (arma de fogo ou arma branca). Um pneumotórax também pode se desenvolver como resultado de doenças pulmonares subjacentes, como:

pneumotórax espontâneo pode ser dividido em dois tipos:

• Primário: quando o paciente não é portador de doença pulmonar prévia, exceto pela existência de pequenas bolhas subpleurais (blebs), normalmente situadas no ápice pulmonar;
  • Secundário: decorrente de uma doença pulmonar conhecida ou em curso. como enfisema, tuberculose , fibrose cística, asma ou até câncer de pulmão.

Pneumotórax espontâneo geralmente resulta do rompimento de pequenas bolhas em torno dos pulmões. As causas de pneumotórax são variados e incluem o fumo, ou patologia de outras doenças, tais como a doença pulmonar obstrutiva crónica ou enfisema. Em geral, os homens têm muito mais probabilidade de ter pneumotórax do que as mulheres. O tipo de pneumotórax causado por bolhas de ar rompidas é mais provável de ocorrer em pessoas entre 20 e 40 anos de idade, especialmente se a pessoa for muito alta e magra.

O cigarro causa uma inflamação das vias aéreas, facilitando não só a formação de bolhas na pleura, mas também o seu rompimento. Por este motivo, o cigarro é o principal fator de risco para o pneumotórax espontâneo. Lembrando que o vilão do pneumotórax não é apenas o cigarro: uso de maconha também está relacionado a episódios de pneumotórax, principalmente pelo ato de inalar profundamente a fumaça e mantê-la mais tempo presa dentro dos pulmões

Os principais sintomas do pneumotórax que podem ser observados:

• Dor no peito que geralmente tem início súbito, repentino;
  • A dor é aguda e pode causar sensação de aperto no peito;
  • Falta de ar;
  • Frequência cardíaca rápida;
  • Respiração rápida;
  • Tosse;
  • Fadiga intensa.

TRATAMENTO POR CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA (videocirurgia ou cirurgia robótica)

As técnicas minimamente invasivas são sempre a primeira opção no tratamento do pneumotórax. Nestes casos a cirurgia consiste em remover as formações bolhosas em torno dos pulmões. Um procedimento adicional também é realizado para fundir a superfície do pulmão com o interior da parede da caixa, para impedir a ocorrência de uma repetição do pneumotórax .

Somos altamente qualificados para realizar até mesmo as mais avançadas técnicas cirúrgicas para todas as formas de pneumotórax. Podemos orientar passo a passo, para que você entenda o processo e se sentir confortável com as opções de tratamento.

Entre em CONTATO, ou envie um WhatsApp no botão verde ao lado