Pesquisar no site

Pectus Excavatum

O que é Pectus Excavatum?


Pectus excavatum é uma condição em que o osso esterno fica afundado no peito. Isso às vezes pode chamado de tórax em funil. Embora isso possa ser observado já no início da vida, o pectus excavatum costuma piorar durante o estirão de crescimento na pré adolescência.

Há vários níveis de pectus carinatum. Em casos moderados a graves, as crianças podem ficar constrangidas e ter uma imagem corporal negativa. Em casos extremamente graves de pectus excavatum, a função do coração e dos pulmões pode ser afetada.

O que causa o pectus excavatum?
A causa exata do pectus excavatum não é conhecida. É mais provável que seja causado pelo crescimento anormal da cartilagem entre as costelas e o esterno.

Quem tem pectus excavatum?

Pectus excavatum é mais comum em meninos do que meninas. Cerca de 30% dos pacientes têm outro membro da família com deformidade na parede torácica. Crianças com pectus excavatum também podem ter escoliose, mas as duas doenças são tratadas separadamente.

O pectus excavatum pode estar associado a algumas doenças pulmonares subjacentes, como hérnia diafragmática ou atrofia muscular espinhal ou doenças e síndromes raras do tecido conjuntivo. Algumas síndromes associadas ao pectus excavatum incluem:

  • Síndrome de Ehlers-Danlos
  • síndrome de Marfan
  • Síndrome de Noonan
  • Osteogênese imperfeita
  • Síndrome de Turner

Quais são os sinais e sintomas do pectus excavatum?

A depressão da parede torácica tende a piorar com o tempo até o final da adolescência. Crianças com pectus excavatum podem não ter sintomas ou podem ter sinais e sintomas leves, que podem incluir:

  • Tolerância diminuída ao exercício
  • Fadiga
  • Sopro cardíaco
  • Batimento cardíaco rápido ou palpitações
  • Infecções respiratórias recorrentes
  • Chiado ou tosse
  • Dor no peito

Quais exames são usados ​​para uma avaliação de um paciente com pectus excavatum?

Existem vários testes que o médico pode usar para avaliar seu filho. Isso pode ajudar a determinar a gravidade do pectus excavatum em seu filho e mostrar se há um impacto nos órgãos do tórax.

  • Raio-x do tórax
  • Tomografia computadorizada com reconstrução em 3D
  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma
  • Testes de função pulmonar



O que esperar destes exames para uma correta avaliação de pectus excavatum?

A radiografia de tórax fornece imagens do esterno e das costelas. Pode mostrar se o coração do seu filho está deslocado. Também pode ser usado para determinar a gravidade do pectus excavatum. Um raio X não é doloroso.
A tomografia computadorizada pode ajudar a determinar a gravidade do pectus excavatum. Estes exames usam baixa radiação para tirar fotos do interior do corpo de muitos ângulos diferentes, para que seu médico possa entender melhor a deformidade torácica.
O eletrocardiograma mostra se o coração do seu filho tem um ritmo normal ou anormal. Ele também avalia como a eletricidade viaja pelo coração. Este teste é indolor. Seu filho terá adesivos colocados no tórax e fios elétricos presos aos adesivos. Leva apenas alguns minutos.
Ecocardiograma é um ultrassom do coração. Ele mede se o mesmo está bem e funcionando nos padrões normais. O exame não é doloroso e não demora muito.
Um teste de função pulmonar mede como os pulmões de seu filho funcionam. É totalmente indolor. O teste é projetado para medir a quantidade de ar nos pulmões, movendo o ar para dentro e para fora.


Como fazemos o diagnóstico de pectus excavatum?

O diagnóstico é feito com base no exame físico e nos resultados dos exames de imagem.

Assim que a tomografia computadorizada é realizada o médico do seu filho irá calcular o índice de Haller. Isso também é conhecido como índice pectus CT. Uma proporção normal é de 1,50 a 2,0. Um valor superior a 2,0 indica que a criança tem pectus excavatum. Quanto maior o número, mais grave é a deformidade. Uma criança com índice de pectus CT maior que 3,2 significa que ela tem pectus excavatum grave e a cirurgia pode ser considerada como tratamento.

Qual é tratamento para o pectus excavatum?


Casos leves
Os casos leves podem ser tratados com fisioterapia e exercícios que melhoram a postura do seu filho e os músculos do peito, embora a depressão torácica permaneça inalterada.

Casos moderados a graves
Em casos moderados a graves, seu cirurgião pode recomendar um procedimento cirúrgico que ajudará a corrigir a deformidade. Existem dois tipos principais de cirurgia que são usados ​​para corrigir o pectus excavatum:

Cirurgia de Nuss : A cirurgia mais comum para o tratamento do pectus excavatum é o procedimento de Nuss. Ele é feito sob anestesia geral e o paciente não se lembrará do procedimento. O cirurgião fará pequenas incisões em ambos os lados do tórax e passará uma barra de metal atrás do esterno. A barra ajudará a mover o esterno para uma posição mais normal. Ela permanecerá no local por dois a quatro anos, sendo removida pelo cirurgião que a colocou após uma devida avaliação.

Cirurgia de Nuss – Dr. Alexandre de Oliveira


Cirurgia de Ravitch: Outra opção cirúrgica é o procedimento de Ravitch. O cirurgião faz uma incisão no centro do tórax e remodelará a cartilagem das costelas. Se necessário, o cirurgião pode precisar colocar uma barra no tórax para corrigir o formato. Essas barras são removidas em 1 ano geralmente. Após o procedimento, seu filho ficará no hospital por alguns dias para obter ajuda no controle da dor.


Por que nos escolher para o tratamento de pectus excavatum?


Temos experiência na avaliação e tratamento de pectus excavatum, tanto por cirurgia quanto por meio de um manejo mais conservador. Entendemos como o pectus excavatum pode afetar seu filho física e psicologicamente. Orientaremos você nas etapas necessárias de diagnóstico e em todas as opções de tratamento disponíveis. Continuaremos um relacionamento com seu filho nos próximos anos para garantir que ele responda bem ao tratamento e tenha o melhor resultado possível.


Ficou com alguma dúvida?

Entre em CONTATO, ou envie um WhatsApp no botão verde ao lado

Curtiu? Compartilhe!
Postado em Uncategorized
error: Este conteúdo está protegido !!